Publicado por: Marcos Palacios | janeiro 30, 2008

Descoberto acervo com 3500 fotos de Robert Capa

capa2redux.jpgcapa.jpg

Através de informação de Tattiana Teixeira (UFSC) cheguei à notícia da descoberta de cerca de 3500 fotos feitas pelo fotógrafo de guerra húngaro Robert Capa durante a Guerra Civil espanhola e recém recuperadas pelo International Center of Photography de Nova Iorque. As fotografias estavam desaparecidas e foram descobertas no México.

Capa é o autor da famosa foto de um soldado Republicano no momento exato em que era abatido por uma bala. Seu trabalho é considerado o parâmetro fundamental da moderna fotografia de guerra. Depois da Guerra Civil Espanhola, Capa fotografou a Segunda Guerra mundial e morreu em 1954, no Vietnam.

screenhunter_01-jan-30.jpg

Assista um vídeo da televisão francesa com explicações sobre a descoberta e o tratamento dos negativos, que vai demorar meses.

Anúncios

Responses

  1. Parece que algumas dúvidas como a autenticidade da foto do miliciano, que alguns suspeitam tenha sido armada (coisa comum nessa época), podem ser esclarecidas a partir da sequência das fotos. Incusive de que algumas fotos famosas do Capa tenham sido feitas por Gerda Taro e não não por Capa.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: