Publicado por: Marcos Palacios | março 16, 2008

Cabelos e lembranças dos vivos e dos mortos

cabelo1.jpg

No Brasil já foi um costume bem comum: cortar um cacho dos cabelos do menino, na primeira vez que seu cabelo era aparado- em casa ou no barbeiro – para guardar como “lembrança do bebê”. No meu Álbum de Bebê (ainda existe isso?), montado por minha mãe, há um cachinho de meus cabelos, de meses de idade.

O costume de usar-se o cabelo para criar lembranças era generalizado nos séculos 18 e 19. As senhoritas cortavam e teciam anéis de seus cabelos e davam para seus namorados. O exemplo acima é de uma lembrancinha produzida pela norte-americana Henrietta Livermore, em junho de 1813. Acompanhavam os versos: “Remember me when you away Remember me at dawn of day And when dear heart this you see O then bestow a thought on me”

Uma exposição de jóias norte-americanas confeccionadas com uso de cabelos foi realizada no Museum of Northampton (Estados Unidos).

E também no caso dos mortos, os cabelos entravam na confecção de peças do vestuário do luto e memento mori. Broches, como esse aí abaixo, usando cabelos do falecido, eram parte da moda vitoriana para viúvas inglesas.

cabelo2.jpg

Existe inlusive uma Victorian Hairwork Society, com site e tudo!

lojas especializadas na venda de jóias e outras formas de lembrancinhas antigas usando cabelos humanos. E a tradição está viva: você pode encomendar uma jóia feita com seus cabelos ou de entes queridos, no mais puro estilo vitoriano.

Mórbido? Bem, realmente mórbido foi seu uso para enchimento de colchões nos campos de concentração nazistas…

Responses

  1. Eu não tenho certeza do nome, mas alí nas Dorotéias (é isso?) na frente de onde era o cine Arte, elas tem uma coleção de quadros e jóias feitas com o cabelo de entes queridos já falecidos. É macabro ver palmeiras, sóis e paisagens marinhas todas feitas com cabelo do defunto. Mas tbém eram bem interesantes de se ver.


Deixe um comentário

Categorias

