Publicado por: Marcos Palacios | março 24, 2008

Meu pai, o que é um dedal?

screenhunter_01-mar-24.jpg

David, meu filho de 12 anos, lia um capítulo do Tom Sawyer, de Mark Twain. Fez uma pausa e perguntou:

-Meu pai, o que é um dedal?

A pergunta me pareceu tão improvável que a princípio pensei que havia entendido mal:

-Um que?

-Um dedal…

Era isso mesmo, David- nascido em 1995 – não sabia o que era um dedal! Nunca havia visto um, não tinha a menor idéia do que era, para que servia…

Sua mãe não costura e David vive longe de suas avós, que hoje em dia costuram pouco ou nada, mas provavelmente ainda guardam um dedal em suas caixas de costura.

Objetos fora de moda – pois costurar em casa ficou fora de moda – os dedais são hoje objetos altamente colecionáveis: de metal, vidro, porcelana, plástico, marfim, há dedais de todos os preços, procedências e idades. O primeiro de que se tem notícia era romano, de bronze, e foi encontrado nas ruínas de Pompéia – ou pelo menos é o que informa a Wikipedia – mas somente no século XIV seu uso se difundiu verdadeiramente.

Na Inglaterra e nos Estados Unidos há até convenções anuais de colecionadores. A deste ano será na Filadélfia.

O mais caro que já vendeu, saiu por mais de 39.000 dólares, em 1992, num leilão em Londres. Era um dedal de ouro com incrustrações de pedras preciosas, do século XVI, e foi um presente da corte Mogul (India), para a rainha Elizabeth I, que posteriormente o deu de presente a uma de suas damas da sua corte, que (shame on her!) levou-o a leilão.

Se o assunto interessar, comecem dando uma olhada aqui, aqui, aqui e aqui.

Responses

  1. MUITO LINDA SUA COLEÇÃO EU TAMBEM FASSO COLEÇÃO DE DEDAIS.

  2. Tenho uma amiga japonesa que coleciona dedais e me pediu um dedal que fosse aqui do Brasil. Foi assim que, pesquisando nos sites, encontrei sua magnífica coleção. Parabéns! Estou tendo dificuldades em satisfazer o desejo da amiga pois não sei onde adquirir um produto típico do nosso pais. Voce poderia me ajudar?

  3. gostaria de começar uma coleção de dedais…
    por favor passem dicas de como conseguir os 1os…
    grata
    abraços

  4. adorei
    gostava de fazer trocas…tenho muitos para trocar..

    • Sou colecionadora e tambem uso no meu trabalho.Atualmente possuo cerca de330,de40 paises que na sua maioria me foram dados por parentes e amigos ou adquiridos por mim.
      Muito bonita sua!


Deixe um comentário

Categorias

