Publicado por: Marcos Palacios | junho 27, 2008

Myriopticon: uma estranha forma de livro

Do Graphic Arts, da Princeton University, vêm as imagens desse estranho aparelho, publicado como um livro em 1822, por William Sams, Booksellers to his Royal Highness the Duke of York opposite the Palace, St. James Street. Trata-se de um “panorama”, uma série continua de gravuras cômicas, retratando figuras caricaturais de  estratos sociais britânicos. As imagens foram publicadas  como de autoria de Thomas Rowlandson (1757-1827), um dos maiores caricaturistas britânicos. O Graphic Arts levanta dúvidas quanto à autoria do trabalho, mas meu interesse aqui é puramente pelo formato…

Se você gostou e quiser usar um myriopticon interativo com cenas da Guerra Civil norte-americana, há um disponível, como parte da Mellon “Slavery and Civil War”  exhibit.

Quando criança, meu pai ensinou-me a fazer algo parecido, com uma caixa de sapatos, um “filme” feito com quadrinhos de gibis emendados e duas manivelas de arame. É claro que eu não sabia que o cineminha de caixa de sapato tinha um nome tão sofisticado…

Responses

  1. Não sei até onde vai a lenda ou trai a memória, mas o fato é que, lá pelas tantas, o professor explica, em uma das sala de aula de minha infância, o que havia sido decidido (e feito) para preservar o último casal de dodôs da face da terra: empalhá-los. Desta forma, pensavam os cientistas da época, ou algo que o valha, as gerações futuras ao menos teriam a chance de ver de perto os tais dodôs. O que só faz confirmar que o ditado aquele – “Quanto mais eu rezo mais assombração me aparece” – tem raízes beeeeeeeeeeeeeem antigas. Parabéns pelo blog, Marcos. Grande abraço e bom trabalho.


Deixe um comentário

Categorias

