Publicado por: Marcos Palacios | janeiro 6, 2011

E de repente… um livro com as páginas não cortadas


Foi uma surpresa. Em uma banca de saldos, em um shopping center da cidade do Porto, dei com os olhos em um volume da coletânea de contos Bichos, de Miguel Torga. Décima-nona edição, publicada em janeiro de 1995, volume composto e impresso nas oficinas da G.C. – Gráfica de Coimbra, Ltda., Palheira, Assafarge, Coimbra, tiragem de 50 mil exemplares. A surpresa foram as páginas não cortadas, algo que eu há muito não via e que me transportaram a meus tempos de criança, quando meu pai me delegava a delicada (e importante!) tarefa de abrir as páginas dos livros novos que ele trazia para casa.
Naturalmente a empreitada exigia instrumento adequado: um corta livros ou abre-cartas. Meu pai tinha três ou quatro de tais utilitários (“cuidado com a ponta, meu filho…”) em sua mesa de trabalho, ao lado de mata-borrões, tinteiros e outros objetos de escritório extintos ou em extinção.


Hoje há que os colecione e vários sites na Internet se dedicam à compra e venda de tais instrumentos. Na falta de um, abri meu Bichos com a ajuda de meu cartão de crédito!

Anúncios

Responses

  1. Não consigo visualizar onde são não-cortadas. As páginas são juntas na lateral direita?!?

  2. Enoch,
    Obrigado por sua visita ao Blog do Dodô.
    As páginas estavam unidas na parte superior do livro. Em meus tempos de criança havia alguns unidos na parte superior e na lateral direita, estando abertos apenas na parte de baixo.

    marcos palacios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: