Publicado por: Marcos Palacios | abril 26, 2011

A lenta agonia da máquina de escrever: fechou a última fábrica norte-americana

Fim de uma era? Bem, o lento fechamento talvez seja um termo mais apropriado.   Chega hoje a notícia de que a última fábrica norte-americana de máquinas de escrever fechou. A informação está no Mashable, com mais detalhes.

A questão é:  fechou a última fábrica nos Estados Unidos. E por esses mundos chineses, tailandeses, indianos, etc, etc? O artigo continua em linha de produção?

Imaginem tudo que foi escrito, nestes últimos 150 anos, com o uso dessas ferramentas. De poemas e cartas de amor a ordens de despejo e penas de morte….

Eu, quando lembro que minha tese de doutorado foi escrita, em finais da década dos 70, em uma Olivetti Lettera 32, como a da foto, mas de cor amarela, sinto-me um dinossauro!

ATUALIZAÇÃO

Não demorou muito. Já esta tarde circulava a notícia de que não se tratava da ÚLTIMA fábrica norte-americana no ramo. A Swintec continua produzindo na América do Norte e – pasmem- uma de suas especialidades  é a criação de  máquinas de escrever transparentes, fornecidas para penitenciárias, para que os presos não possam esconder contrabando dentro delas.

Leia no Link.

Anúncios

Responses

  1. Há muitas histórias nessas máquinas.

  2. No início da década de 60 fui vendedor da Olivetti, vendi muitas Letteras 22, Studios 44 e Lexincon 80 além das calculadoras Summa Prima 20 manual e das elétricas Eletrosuma, Multisuma, Divisuma 24 que fazia as 4 operações e possuia uma memória. Na época a empresa empregava em torno de 400 vendedores somente na capital, distribuidos em sucursais epalhadas nos diversos bairros,
    eu trabalhei na sucursal do Pari.
    A política comercial extremamente agressiva, levou a Olivetti a liderança absoluta de mercado, suplantando concorrentes mais antigos como a Remington Rand.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: