Publicado por: Marcos Palacios | junho 2, 2011

A História (quase)apagada por uma picada de Marimbondo de Fogo

Um imortal da Academia Brasileira, conhecidíssimo pela autoria de uma das mais (des)importantes obras da Literatura Brasileira de todos os tempos (Marimbondos de Fogo), também notório como Senhor Feudal do Maranhão, ex-Presidente da República sem ser votado e por força de Morte, agora Presidente (quase)Perpétuo do Senado Federal, superou-se na semana que passou. Foi capaz de, num curto período de 48 horas, apagar um fato importante de nossa História e trazê-lo de volta à cena, lavando as mãos como Pilatos.
A proeza é de José Sarney, o Mestre dos Marimbondos, que ao reinaugurar o Túnel do Tempo do Senado Federal, onde estão expostas fotos e gravuras que contam a história da Casa, explicou a supressão das fotos sobre o impeachment de Fernando Collor da seguinte maneira:
“Não posso censurar os historiadores que foram encarregados de fazer a história. Agora, acho que talvez esse episódio seja apenas um acidente que não deveria ter acontecido na história do Brasil. Mas não é tão marcante como foram os fatos que aqui estão contados, que foram os que construíram a história, não os que de certo modo não deveriam ter acontecido”.
Com a gritaria provocada pela supressão, ele voltou atrás e também explicou:
“Li todo o noticiário nos jornais a respeito da exposição feita pelo Senado no ‘túnel do tempo’. Eu não fui curador nem autor dessa exposição, mas, para evitar interpretações equivocadas, acabo de determinar à seção competente do Senado e sua administração que faça constar da devida exposição o impeachment do presidente Collor”.
Picada de marimbondo não é fácil! mas é apenas um “acidente”, como o assassinato de Júlio César, a morte de Maria Antonieta na guilhotina, o suicídio de Vargas, o AI-5, a cassação de Collor, etc, etc, etc. Afinal, como diria o Imortal, “o que é a História senão uma sucessão interminável de acidentes….e picadas de marimbondos”?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: