Publicado por: Marcos Palacios | julho 21, 2011

Memórias do Rádio: Cibéle Silva e a Radionovela Paulistana

Com grande orgulho, circulo para vocês  reprodução de uma página da revista “Viver”, de maio de 1943, que traz uma foto-matéria sobre Cibéle Silva, nome de solteira e nome artístico de Cybele Palacios, minha mãe.

Com 16 anos, ela era então uma das radioatrizes mais importantes do rádio brasileiro, estrela da Rádio São Paulo – PRA5. Viveu o papel principal em inúmeros rádionovelas, como “Nostradamus”, “Eleonora” e “Dúvida”, que teve a assinatura de  Olegário Passos e Menotti del Picchia. E em inúmeras outras que tiveram a assinatura de Alfredo Palacios, seu futuro marido e meu pai.

Em 1958 foi fundada a  Gravasom, uma associação da Screen Gems subsidiária da Columbia Pictures, representada por Hélios Alvarez, com Mário Audrá Jr. (sócio da Cinematográfica Maristela), que iniciou a dublagem de filmes para televisão. “Ford na TV” (1948-1957), uma famosa série norte-americana que apresentava pequenos dramas de 30 minutos,  foi a primeira série de filmes dublados apresentada na TV brasileira. Cybele Palacios foi a voz da primeira heroína a figurar na versão brasileira da série –Nora Hale  (no filme “O Drama de Nora Hale”) – entrando assim também para a história das dublagens no Brasil.

Cybele Palacios vai completar 84 anos em outubro e vive na cidade de São Paulo.
Anúncios

Responses

  1. Oi , cheguei aqui ao pesquisar “O Drama de Nora Hale” , depois de ler que parece ter sido um dos primeiros fimes dublados no Brasil , depois de ler que a dublagem começou no Brasil em no ano de 1957 , certo ?

    • Infelizmente não tenho detalhes. Essa passagem na vida de minha mãe está apenas nas minhas memórias de infância e ela pessoalmente não se lembra mais de detalhes.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: