Publicado por: Marcos Palacios | outubro 3, 2008

A fotografia foi inventada em Campinas?

Segundo a Wikipedia:

“A primeira fotografia reconhecida é uma imagem produzida em 1826 pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo fotossensível chamado Betume da Judéia. Foi produzida com uma câmera, sendo exigidas cerca de oito horas de exposição à luz solar. Em 1835 Daguerre desenvolveu um processo usando prata numa placa de cobre denominado daguerreotipo. Apesar dos diversos pesquisadores que desenvolvem ao longo do século XIX a Fotografia, como indica o historiador Geoffrey Batchen em seu livro Burning with Desire, considera-se que a data de invenção da Fotografia é a data de apresentação do processo de Daguerre à Assembleia Nacional Francesa, em 7 de Janeiro de 1839.”

Como quase todas as criações tecnológicas complexas (avião, automóvel, sistema elétricos, televisão, etc) a fotografia tem muitos “inventores”, ou antes “pioneiros”. Na revista Pesquisa Fapesp Online, está publicada uma curiosa reportagem sobre um pouco conhecido pioneiro da fotografia, o francês Antoine Hercule Romuald Florence (1804-1879), que na vila de São Carlos (hoje cidade de Campinas), realizou experiências fotográficas na terceira década do século XIX e deve ser  contado entre os seus “inventores”.

Natural de Nice, Hercule Florence veio para o Brasil em 1824 e participou da expedição científica ao interior do país comandada por Georg von Langsdorf. O primeiro desenhista da expedição era Aimé Taunay, que morreu na aventura. Ao final da expedição, Hercule Florence casou-se e fixou-se em São Carlos, vila de residência da família de sua mulher. Construindo camaras obscuras e fazendo experimentos com impressão química, Hercule Florence acabou inventando uma fórmula química para fixação de imagens “pela luz”.

Suas foptografias iniciais era de etiquetas de farmácia, como a reproduzida acima e diplomas da maçonaria.

Vale a pena ler a matéria completa.


Deixe um comentário

Categorias